sábado, 18 de abril de 2020

Recrutamento social: o que é e como funciona

Você sabia que existem novos métodos de recrutamento através das redes sociais? Você já sabe explorar o potencial da web para encontrar trabalho com redes sociais ? O digital tem um impacto cada vez mais significativo também no campo de busca e seleção de pessoal: é por isso que se torna cada vez mais importante usar as redes sociais também em uma perspectiva profissional para encontrar trabalho. O recrutamento social é o novo ponto de partida para uma primeira avaliação da imagem, mesmo digital, dos candidatos. Descubra o que é recrutamento social e como otimizar melhor seus perfis para ter uma excelente reputação digital .

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O que é recrutamento social e como funciona
O termo  Recrutamento Social refere-se ao uso de redes sociais para encontrar, envolver e construir relacionamentos com potenciais candidatos, com o objetivo de introduzi-los em sua rede e recrutá-los. Nos últimos anos, houve um  crescimento exponencial das empresas presentes nas redes sociais, em particular no LinkedIn, mas também no Facebook, Instagram e Twitter . A Digital mudou a dinâmica do encontro entre demanda e oferta de emprego: os recrutadores verificam o perfil e as habilidades dos candidatos on-line, enquanto os candidatos navegam em busca de informações sobre a empresa e o próprio recrutador .

Houve, portanto, uma mudança de uma dinâmica passiva para uma dinâmica ativa, ou melhor, pró-ativa .


Pontos-chave do recrutamento social: critérios de avaliação
Para avaliar os perfis, os responsáveis ​​pela seleção primeiro analisam o currículo e depois passam para a triagem dos canais sociais do candidato: Facebook, Instagram e Twitter, mas, acima de tudo, LinkedIn .

Os recrutadores apreciam particularmente aqueles que participam de discussões sobre tópicos que conhecem ou estão relacionados às suas áreas profissionais, ou aqueles que estão abertos ao confronto construtivo com outros assuntos que têm mais anos de experiência. As redes sociais representam uma vitrine muito poderosa. Eles podem ser úteis para todos, independentemente do trabalho realizado ou do grau de antiguidade.

Mas tome cuidado para não cometer estes erros:

Torne-se reconhecível com uma foto de perfil profissional ;
Não ceda a uma socialização excessiva de sua vida pessoal e profissional.
Estar presente adequadamente on-line implica, portanto, um gerenciamento adequado dos perfis de uma pessoa : atualização constante, participação ativa nas discussões dentro dos grupos, coleta de referências sobre o trabalho , participação em grupos que dizem respeito à própria esfera profissional. Ele presta a máxima atenção a diferentes elementos, desde as fotos publicadas (em particular aquelas relacionadas à esfera privada) até a consistência entre o conteúdo publicado nas mídias sociais e os incluídos no currículo para obter privacidade.


A marca pessoal é essencial para o recrutamento social
" Marca pessoal " é a palavra-chave se você está procurando um novo emprego, especialmente desde que o recrutamento via redes sociais se desenvolveu. Aqui estão algumas sugestões para tornar seus perfis sociais mais atraentes para os recrutadores:

Enriqueça seu perfil biográfico nas mídias sociais, tanto quanto possível (especifique seu curso de estudo, suas experiências profissionais, seus hobbies, etc.) ;
Verifique sua rede , ou seja, seus contatos sociais (envie apenas solicitações direcionadas e alinhadas com sua marca pessoal);
Poste conteúdo que aprimore suas habilidades. A consistência é importante, diga quem você realmente é, siga os perfis da empresa que lhe interessam, participe de grupos e participe de conversas);
Seja consistente com a imagem que deseja comunicar sobre si mesmo , articulando sua página social com um corte profissional e a mesma precisão que você adotaria para o seu currículo;
Preste atenção às configurações de privacidade :  remova ou torne privado o conteúdo "comprometedor" , que não coincide com a imagem profissional que você deseja promover. É muito importante gastar alguns minutos para  configurar os filtros de privacidade , a fim de tornar públicas apenas as informações que podem influenciar positivamente o julgamento de um recrutador;
Preste muita atenção ao idioma , estilo (você nunca exporta com temas religiosos ou políticos, por exemplo) e Netiqueta. Cuidado com erros gramaticais e vulgaridades;
Adapte seu idioma ao estilo social em uso:
seja conciso e profissional no Twitter
no LinkedIn elaborado e institucional
no Facebook e Instagram, pessoal e direto.

Cultive sua rede profissional
A própria rede social do edifício é uma ferramenta estratégica para melhorar sua imagem on social. Isso significa que você precisa construir relacionamentos . Evite que seus contatos se arrependam de aceitar sua amizade quando a primeira coisa a fazer é enviar um link para sua oportunidade de marketing de rede. Veja como aumentar efetivamente sua rede:

Coletar informações sobre as empresas que você gostaria de entrar em contato (estratégias de marketing, missão, visão, público-alvo, etc.);
Saiba mais e adapte seu perfil ao setor profissional de seu interesse , destacando as características e habilidades que podem coincidir com a pesquisa das empresas que você está buscando;
Use perfis sociais para  descobrir o nome do gerente  de recursos humanos da empresa escolhida. 
Não se esqueça de usar suas contas para criar relacionamentos virtuosos .

Finalmente, seja você mesmo. As mídias sociais são uma vitrine de grande impacto: o que está escrito na web permanece. Um bom comportamento digitais e assistência social bem gerida pode levar a sua reputação incalculável valor acrescentado.

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