Como usar o LinkedIn para encontrar trabalho
Você deve estar ciente de que ter um perfil no LinkedIn não é suficiente para encontrar trabalho : você deve criar contatos com profissionais do setor e contatos de RH, seguir empresas e suas oportunidades de trabalho, participar de grupos e discussões relacionadas ao seu campo profissional ou on-line com suas ambições.
O LinkedIn pode criar inúmeras oportunidades para entrar em contato com pessoas que podem oferecer oportunidades de emprego e ser identificado pelos recrutadores que procuram perfis profissionais a serem incluídos na empresa.
Além disso, muitas empresas publicam ofertas de emprego no LinkedIn , às quais você pode se inscrever facilmente usando seu perfil como se fosse um CV.
Como criar um perfil bem-sucedido do LinkedIn
Leia a edição mais recente do Job Search Guide publicada pelo LinkedIn : 38 páginas de conselhos e indicações para fazer o melhor uso da rede profissional;
Atualize o perfil do CV e do LinkedIn e altere as fotos de vez em quando, tomando o cuidado de sempre escolher imagens profissionais onde, por assim dizer, você veste as roupas que usaria no trabalho. Selfies? Melhor não;
Traduza seu perfil para pelo menos outro idioma. Não há necessidade de fazer tudo de novo, existe uma ferramenta do LinkedIn que ajuda você;
Não negligencie o título e o resumo descritivos e não triviais, a publicação de artigos sobre vários tópicos e uma frase para mostrar seu potencial de olho no futuro na seção "experiências". O resumo do perfil do LinkedIn tem um papel estratégico e não pode ser relegado a uma cópia e colagem simples da qualificação da empresa: é claro, portanto, que esses 120 caracteres não são fáceis de preencher, tentando ser cativantes para o nosso objetivo e claro e claro para o algoritmo de pesquisa.
"Crie um resumo eficaz e exclusivo para simplificar. Podemos distinguir dois tipos principais de resumo : padrão com detalhes e criativo.
O primeiro, o resumo padrão com detalhes, é um resumo que, além de relatar a qualificação, adiciona alguns detalhes, uma palavra-chave ou uma frase para torná-la mais compreensível, especifique-a melhor.
O segundo, o criativo, renuncia à qualificação para explorar todo o espaço como se fosse um slogan publicitário.
Mas tome cuidado para não escrever algo muito enigmático, incompreensível, não rastreável pelo mecanismo de pesquisa. De qualquer forma, o que não pode faltar são termos ou palavras-chave, que tornam o mecanismo de pesquisa e o leitor compreensíveis do que realmente é o seu trabalho.
Use palavras-chave em todos os campos do perfil, do resumo às habilidades: a pesquisa é feita através delas. Mas não exagere e evite “narrar” a si mesmo através das chamadas chavões, palavras genéricas como responsável, especialista, criativa, motivada, estratégica, inovadora…;
Seja notado também visualmente. Para se destacar entre os 11 milhões de italianos que usam o LinkedIn, é útil alguma astúcia gráfica : por exemplo, uma boa imagem de plano de fundo e mais vídeos, slides, infográficos ... no seu trabalho e nos projetos com os quais você já lidou. Não esqueça as amostras de trabalho !
Coloque o que você sempre quis incluir no currículo. Preencha a descrição abaixo de cada trabalho e o resumo geral; não se limite às tarefas, também lista os resultados obtidos, publica links, PDFs e documentos, se vale a pena, até certificados de cursos, certificações, patentes, voluntariado;
Use as atualizações de status : elas são uma boa oportunidade para destacar alguns de seus trabalhos mais recentes, compartilhar a leitura de um artigo ou livro, promover sua presença em um evento ... melhor se durante o horário de trabalho, pois o LinkedIn é uma rede social profissional. Quantas vezes? 1 a 4 atualizações por dia, mas somente se você tiver coisas relevantes para compartilhar;
Peça recomendações às pessoas com quem você trabalhou e corresponda à cortesia: funciona um pouco como as opiniões na Amazon, que ajudam a fazer a diferença entre um produto (neste caso, um candidato) e outro. Os especialistas em carreira no LinkedIn até sugerem fazer um plano estratégico para solicitar recomendações, lembrando que eles devem destacar suas habilidades de trabalho. Quantos? Sempre de acordo com os especialistas, você deve tentar obter pelo menos um por mês;
Crie a rede de contatos Não apenas amigos: existem 3 tipos de pessoas que você precisará incluir em seus círculos no LinkedIn: pessoas que você conhece pessoalmente, usuários com muitas conexões e especialistas em seu assunto. Você precisa de pelo menos 50. Para obtê-los, tente personalizar as solicitações de conexão , substituindo a triste "Eu gostaria de adicionar você à minha rede profissional no LinkedIn" por uma frase escrita em sua própria mão. Lembre-se de que, de acordo com o LinkedIn, 80% das vagas são conquistadas graças ao boca a boca on-line.
Encontre trabalho no LinkedIn, concentrando-se em palavras-chave
O LinkedIn é, acima de tudo, um mecanismo de pesquisa que armazena perfis e retorna determinados resultados correspondentes a pesquisas precisas, expressas por meio de palavras - chave . Portanto, pode ser útil para aqueles que desejam encontrar as palavras-chave adequadas nos campos apropriados. Especificamente:
qualificações
resumo
Lista de experiências de trabalho
notificações
perícia
treinamento
Isso não significa que, para aparecer no topo dos resultados internos do LinkedIn, você precisa se concentrar no trabalho com palavras-chave. Use as palavras-chave, mas escreva naturalmente e descreva o que você faz sem forçar, ou seja, sem repetir excessivamente as palavras-chave certas para você. Para a escolha de palavras-chave no LinkedIn, você pode basear-se em diferentes aspectos que afetam toda a sua realidade profissional, em particular:
Qualificações (você se formou / se formou ou tem um mestrado em ...?)
Habilidades mais relevantes (especialmente habilidades técnicas que indicam diretamente o que você é capaz de fazer). Quanto mais confirmações de habilidades você receber de seus contatos, mais fácil elas serão indexadas;
Habilidades sociais (por exemplo, capacidade de gerenciar equipes de trabalho em uma área específica);
Educação e qualificações educacionais (a partir dos certificados, você pode desenhar idéias sobre as qualificações educacionais a serem destacadas);
Experiências de voluntariado
Por que usar o LinkedIn Pulse para obter mais visibilidade?
A participação em grupos e discussões é um grande valor. Se você deseja encontrar trabalho com o LinkedIn, é assim: você precisa fazer conexões . Trabalhe mais com seu blog interno : Pulse. Essa plataforma pode lançar artigos que serão relançados em sua página inicial e na comunidade interna.
Com o LinkedIn Pulse, você cria conteúdo útil para as pessoas que o seguem, mostrando ao mesmo tempo suas habilidades e compartilhando seu ponto de vista sobre os tópicos que você conhece. Isso só pode ajudá-lo a aumentar contatos úteis e a encontrar um emprego no LinkedIn que esteja alinhado com suas aspirações e habilidades. Um ponto é claro: o LinkedIn Pulse é um recurso que não deve ser usado para simplesmente reiniciar o conteúdo já exposto em outros lugares. Use-o como um bloco de notas para expressar uma parte de seus pensamentos, mas não para duplicar o conteúdo.
O LinkedIn não é um mercado, não é um lugar onde você pode gritar e expor suas habilidades aos quatro ventos. Você não precisa enviar spam , não precisa se deslocar entre os contatos e enviar e-mails indesejados com pedidos de atenção. Existem várias maneiras de interceptar o público , mas a atenção não deve ser exigida: você deve conquistá-la com a qualidade do conteúdo e das informações.
No vídeo " Como encontrar trabalho com o LinkedIn ", o protagonista Edo Codecà explica como criar um perfil atraente e completo e como aproveitar ao máximo a Rede Profissional por excelência para encontrar trabalho.
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