Em Cupertino, Califórnia, onde a Apple está sediada, existe um tipo de universidade secreta que tem o objetivo de "manter a mágica" da Apple e formar mentes que sabem como procurar lá (e, no final, manter a liderança no mundo da alta tecnologia) e, conseqüentemente, os lucros).
A Apple University está envolta em mistério como sede dos Homens de Preto, a ponto de ninguém em Cupertino jamais querer comentar sobre sua existência. O que é verdade?
A VERDADEIRA HERANÇA. O projeto nasceu em 2008, pouco antes de Steve Jobs ser submetido a transplante de fígado e a provação começar, o que levou ao seu desaparecimento em outubro de 2011.
Jobs, cujo lema "ser faminto, ser louco" penetrou na cultura popular, tinha uma história pessoal única, na qual, por exemplo, estudos de caligrafia o ajudavam a definir o estilo da Apple mais do que os cursos de design.
O fundador da Apple conhecia bem os problemas relacionados à sua sucessão e chegou à conclusão de que a melhor maneira de manter o nível de inovação alto na Apple era moldar os cérebros mais brilhantes da casa. Assim nasceu esta "universidade fantasma", com o objetivo de treinar os melhores gerentes de acordo com a cultura melacêntrica.
Joel Podolny, reitor secreto da universidade secreta da Apple. | MAÇÃ
A ABORDAGEM. Pouco se sabe e nada é oficial; no entanto, ocasionalmente, alguma fonte anônima matriculada na universidade se deixa levar por histórias que podem ajudar a desenhar um pequeno quadro. Sabe-se, aqui, de certa maneira, que a Apple University é liderada por Joel Podolny , anteriormente na Yale Business School, Harvard e Princeton. Parece que o próprio Podolny considera a escola de Cupertino ainda mais alta do que aquelas em que lecionava.
De fato, não existe um programa acadêmico real, é mais uma busca contínua pelos elementos que determinam o sucesso. Os professores estão entre os melhores em circulação nos EUA e é claro que se fala de uma extrema atenção aos detalhes do ponto de vista da profundidade do ensino.
QUEM PARTICIPA. O mecanismo lembra um pouco as sociedades secretas das universidades e da maçonaria, com base na seleção. Podolny convida pessoalmente os funcionários da diretoria; após a primeira sessão de reuniões, o gerente pode ser convidado para outras pessoas apenas se ele conseguir subir no ranking hierárquico dentro da empresa. 15-20 pessoas participam da sessão, que dura dois ou três dias e ocorre em uma área não identificada do campus da Apple. Nisso - sem querer tirar nada da aura da universidade - eles se assemelham aos cursos de atualização oferecidos aos gerentes de todas as maiores empresas do mundo. Mas, em essência, dizem aqueles que estiveram lá, eles são muito diferentes.
ASSUNTOS. A base é a história da Apple (na Apple há um grupo que lida com ... entender a Apple), tanto para transmitir a cultura corporativa quanto para fazer as regras de sucesso de um produto, ou para fazer as escolhas certas quando trata-se de levar a empresa a novas margens.
Então, a importância da especialização é aprofundada, para evitar sobreposições e conflitos entre gerentes, mas também para saber como manter o caixão da inovação em linha reta no próprio campo.
A renderização do novo campus da Apple ainda em construção (provavelmente será inaugurado no final de 2016, eis o andamento dos trabalhos vistos com um drone |
As histórias de sucesso de outras empresas também são examinadas, com uma abordagem "lateral": você pode aprender sobre design estudando o Central Park de Nova York. E muito mais coisas podem ser aprendidas com as falhas nos negócios do que com os sucessos.
Esta escola de treinamento está valendo a pena? Do ponto de vista econômico, sem dúvida: no último trimestre, a Apple registrou lucros que estabeleceram o recorde na história do setor . Quanto ao custo inovador, também podemos fazer uma avaliação em breve, com a chegada do tão aguardado Apple Watch.
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